Artigos
e Ensaios
Eventos
Comentados
Agenda
Cultural
Projetos
Pedagógicos
Sites
Comentados
Filmes
Comentados
Resenhas
de Livros
Dicas
Fórum
Lista
de Discussão
Parceria com a Livraria Cultura. Compre seus livros nestes links:
Acervos
e Catalogos
Antiguidades
& Coleções
Cerâmica
Cinema
Dança
Desenho
Escultura
Fotografia
História
da Arte
Joalheria
Música
Pintura
Porcelana
Presentes
Tapetes
Teatro
Vidro
PARCEIROS
Editora Responsável: Profª. Me. Martha Maria Prata Linhares
Texto de Apresentação
Em breve teremos, aqui, resenhas de livros de interesse da área. Colabore enviando a sua resenha para a editora responsável.
Sugerimos uma bibliografia para que possa escolher o livro que mais agrade para fazer sua resenha. Os livros sugeridos podem ser adquiridos, diretamente deste site, por uma parceria com a Livraria Cultura.
Participe!
BIBLIOGRAFIA
ALBERTI, L. B. Da pintura. Campinas: Unicamp, 1992.
ARGAN, G.C. Arte e Crítica de arte. Lisboa:Editorial Estampa, 1988. Trad.: Helena Gubernatis. 1ª Ed.
ARNHEIM, R. Arte e percepção. São Paulo:Pioneira/EDUSP, 1980.
AUMONT, J. A Imagem. Campinas:Papirus, 1993.
________. (Org.) Arte-Educação: Leitura no subsolo. 3º. Edição. São Paulo:Cortez, 2001.
BARROS, A.M. de. �Educando o olhar: notas sobre o tratamento das imagens como fundamento na formação do pedagogo�. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O Fotográfico. São Paulo:Hucitec, 1998.
BELLONI, M.L. O que é mídia-educação. Campinas:Autores Associados, 2001. Coleção Polêmicas do nosso tempo. N. 78.
BENJAMIN, W. "O Autor como produtor� - Conferência pronunciada no Instituto para o Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934. In: Obras Escolhidas Vol. I - Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Tradução e organização: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo:Brasiliense, 1985.
BIASOLI, C.L.A. A Formação do Professor de Arte: do ensaio... à encenação. Campinas:Papirus, 1999.
CANCLINI, N.G. A Socialização da Arte - teoria e prática na América Latina. São Paulo:Cultrix, 1980. Tradução: Maria Helena Ribeiro da Cunha e Maria Cecília Queiroz Moraes Pinto. 2ª Ed.
CARVALHO, A. e QUINTELLA, A. Arte. Belo Horizonte:Lê, 1988. Coleção Pergunte ao José. 6ª Ed.
CHALHUB, S. (Org.) Pós-Moderno & Artes Plásticas, Cultura, Literatura, Psicanálise e Semiótica. Rio de Janeiro:Imago, 1994.
CHARTIER, R. A história da cultura. Entre práticas e representações. Lisboa: estampa, 1990, P. 27-28.
CITELLI, A.O. Comunicação e Educação - Linguagem em movimento. São Paulo:SENAC São Paulo, 2000.
COSTA, M. O sublime tecnológico. São Paulo:Experimento, 1990. Tradução: Dion David Macedo.
COUCHOT, E. Images de L�Optique au numérique. Paris:Hermes, 1988.
CRARY, J. The Techniques of the observer. Cambridge:MIT Press, 1991.
CUMMING, R. Para entender a arte. São Paulo:Ática, 2000.
DABROWSKI, M. Contrastes da forma: Arte geométrica abstrata 1910-1980: das coleções Solomon R. Guggenheim e Museu of Modern Art, New York. São Paulo:Arte Brasil, 1985-1986.
DOMINGUES, D. (Org.) A Arte no século XXI - A Humanização das tecnologias. São Paulo:Unesp, 1997. 1ª Reimpressão.
DONDIS, Sintaxe da linguagem visual. São Paulo:Martins Fontes, 2000. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. 3ª edição.
DUARTE JÚNIOR, J.F. Por que Arte-Educação? Campinas:Papirus, 1983.
DUARTE, N. (org.) Sobre o construtivismo. Campinas:Autores Associados, 2000. Coleção Polêmicas do nosso tempo V. 77.
DUBOIS, P. O Ato Fotográfico. Campinas:Papirus, 1998. 2ª Ed.
EÇA, M.T.T.P. "Escola Secundária Alves Martins. O que é que vamos fazer com as novas tecnologias?" In: Congresso de Professores de Educação Artística - Viseu - Pt. Nov. 1998.
ECO, U. Tratado geral de Semiótica. São Paulo:Perspectiva, 1991. Coleção Estudos. Tradução: Antônio de Pádua Danesi e Gilson Cardoso de Souza. 2ª Ed.
FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo:Edgard Blucher, 1999. 4ª Ed.
FLUSSER, V. Pós-História. São Paulo:Livraria Duas Cidades, 1983.
FRANCASTEL, P. A Realidade Figurativa. São Paulo:Perspectiva, 1973. Série Estudos.
________. Metodologia do ensino de arte. São Paulo:Cortez, 1993. PP.27-37.
GANDELMAN, H. De Gutemberg à Internet - Direitos autorais na era digital. Rio de Janeiro:Record, 1997.
GARCIA-CAIRASCO N., PhD. "O cérebro e as artes visuais." [on-line]. Arquivo capturado em 08 de julho de 2000.
GARDNER, H. Mentes que criam - Uma anatomia da criatividade observada através das vidas de Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham e Gandhi. Porto Alegre:Artes Médicas, 1996. Tradução: Maria Adriana Veronese.
________. Inteligências múltiplas - A teoria na prática. Porto Alegre:Artes Médicas, 1995. Tradução: Maria Adriana Veronese.
GOMBRICH, E.H. História da Arte. São Paulo:Círculo do Livro, 1972. Trad.: Álvaro Cabral.
GOMES FILHO, J. Gestalt do Objeto: Sistemas de leitura visual da forma. São Paulo:Escrituras, 2000.
GREENBERG, K. Art on the Internet. In: Tricks of the Internet gurus. Indianápolis:Samps Publishing, 1994.
HOLLIS, R. Design Gráfico - Uma história concisa. Tradução: Carlos Daudt. São Paulo:Martins Fontes, 2001.
KAC, E. Aspects of the Aesthetics. In: Visual Proceedings. Siggraph92'-Coord. John Grimes e Gray Lorig, Chicago, 1992.
KANDINSKI, W. Curso da Bauhaus. São Paulo:Martins Fontes, 1996. Tradução: Eduardo Brandão.
________. Do espiritual na arte. São Paulo:Martins Fontes, 1996. Tradução: Eduardo Brandão.
________. Ponto e Linha sobre plano. São Paulo:Martins Fontes, 1997. Tradução: Eduardo Brandão.
________. Olhar sobre o passado. São Paulo:Martins Fontes, 1991. Tradução: Antônio de Pádua Danesi.
KELLEY, T. e LITTMAN, J. A arte da inovação: lições de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design. Prefácio de Tom Peters. Trad.: Maria Cláudia Lopes. São Paulo:Futura, 2001.
KLINTOWITZ, J. O Ofício da arte: A escultura. São Paulo:SESC, 1988.
KNELLER, G.F. Arte e Ciência da Criatividade. São Paulo:IBRASA, 1976. Tradução: José Reis. 4ª Ed.
LEÃO, L. O Labirinto da Hipermídia. São Paulo:Iluminuras/Fapesp, 1999.
LIPTON, L. Stereoscopic Cinema. New York:Van Nostrand Rienhold, 1992.
MACHADO, A. Máquina e Imaginário - O Desafio das Poéticas Tecnológicas. São Paulo:EDUSP, 1993.
MALPAS, J. Movimentos da arte moderna: Realismo. São Paulo:Cosac & Naify Edições, 2000.
MANDELBROT, B. The Fractal Geometry of Nature. USA:Henry Holt & Company, 1984.
________. Objectos Fractais. Lisboa:Gradiva Publicações, 1991.
MARIN, A.J. Educação, Arte e Criatividade - Estudo da Criatividade não-verbal. São Paulo:Pioneira, 1976.
MARTINS FONTES. O Livro da Arte. São Paulo:Martins Fontes, 1999.Tradução: Mônica Stahel.
MAY, R. A Coragem de Criar. Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 1975. Trad.: Aulyde Soares Rodrigues.
MENEZES, R.A. "Compreender as Imagens: Hipóteses para uma sociologia das Artes Visuais". In: ARTEunesp, São Paulo. N.12, PP. 23-42.
MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos de arte - 801 definições sobre arte e o sistema da arte. Rio de Janeiro:Record, 1998.
MUKAROVSKÝ, J. Escritos sobre estética e semiótica da arte. Lisboa:Editorial Estampa, 1998. Tradução: José Manuel Ruas a partir da versão espanhola.
MUNARI, B. Das Coisas Nascem Coisas. Ed Martins Fontes. São Paulo, 1998. 1ª Edição.
NEIVA JÚNIOR, E. A Imagem. São Paulo:Ática, 1986. Série Princípios.
OSBORNE, H. Estética e Teoria da Arte. Uma introdução histórica. Trad.: Octávio Mendes Cajado. São Paulo:Cultrix, 1999.
OSTROWER, F. Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro:Campus, 1990.
________. Criatividade e processos de criação. Petrópolis:Vozes, 1977. 15ª Ed.
PANOFSKY, E. A Perspectiva como Forma Simbólica. Lisboa:Edições 70, 1993.
PAREYSON, L. Os problemas da Estética. São Paulo:Martins Fontes, 1997. Trad.: Maria Helena Nery Garcez. 3ª Ed.
PEDROSA, I. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro:Léo Christiano Editorial Ltda., 1999. 7ª Ed.
PETERSON, L. e CULLEN, C. D. Global Graphics: Color. Massachusetts, 2000.
PILLAR, A.D. (apr). In BIASOLI, C. L. A. A formação do professor de arte: do ensaio... à encenação. Campinas:Papirus, 1999.
READ, H. O Sentido da Arte. São Paulo:IBRASA, 1978. 8ª Ed.
RODRIGUES, A.J. A Bauhaus e o ensino de artes. Lisboa:Editorial Presença, 1989.
SAMAIN, E. (Org.) O Fotográfico. São Paulo:Hucitec/CNPq, 1998.
SANS, P.T.S. A Criança e o Artista. Campinas:Papirus, 1994.
________. �A imagem sob signo do novo�, In: Revista Imagens. São Paulo:Editora da Unicamp, N. 3, dezembro, 1994, P. 35.
________. �Os três paradigmas da Imagem�. In: SAMAIN, Etienne (Org.) O Fotográfico. São Paulo:Hucitec/CNPq, 1998. PP. 303-316.
SANTOS, J.F. O que é Pós-Moderno? São Paulo:Brasiliense, 1987. 4ª Ed.
SANTOS, Y.L. "A Produção Artística do ponto de vista sociológico". In: ARTEunesp. São Paulo:Unesp, 1996. V.12, PP. 11-21.
SHLAIN, L. Art & Physis - parallel visions in space, time and light. New York: Morrow, 1991.
SICARD, M. La Fabrique du Regard. Paris:Odile Jacob, 1998. P. 99.
SPROCCATI, S. (Org.), Guia de História de Arte. Lisboa:Editorial Presença, 1994.
________. Um século da melhor arte. In: ARANHA, C. Et. Alii. Museu de bolso - MAC. SãoPaulo: Lemos Editorial, 2000. PP. 9-10
TOLSTÓI, L. O que é Arte? São Paulo:Experimento, 1994.
WAZLAWICK, R.S. "MuseuVirtual - Ferramenta de Autoria para Criação de Museus em Realidade Virtual para Apoio à Aprendizagem Colaborativa via Internet". Revista Brasileira de Informática na Educação, Nº. 6, Abr. 2000. PP. 19-20.
ZÁTONYI,
M. (Texto y compilación). Aportes a la Estética - desde el arte
y ciência del siglo 20. Buenos Aires:La Marca, 1998.
Revista Digital Art&
Ano I - Número 0 - Outubro de 2003 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados