::
Filmes Comentados ::
Editora
Responsável: Profª.
Drda. Jurema Sampaio.
IMPRIMIR
PÁGINA
Lista de
filmes, selecionados pela professora Jurema
L. de F. Sampaio, nossa editora
geral, para auxiliar seu trabalho em sala de aula. Os filmes estão
separados por temáticas, com respectiva ficha técnica
e sinopse, para facilitar seu trabalho da escolha de obras que possam
colaborar com sua programação e podem
enriquecer seu trabalho com seus alunos!
É
uma seção bastante dinâmica, com inclusões
periódicas, ao longo do tempo. E, se você desejar indicar
algum filme, por favor, escreva
para a revista, enviando sua resenha e sugestão de aplicação
em aulas de arte. Também nos conte como foi o trabalho em sala,
com as sugestões aqui apresentadas! Vamos adorar conhecer seu
trabalho!
ISSN 1806-2962
Pré-História
Egito
Grécia
 |
ULISSES, direção de Carlo Ponti.
Ano
de produção: 1955
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
CLASSICO
Duração:
104 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse: Uma
adaptação da Odisséia, que trata de algumas história do herói
Ulisses após a Guerra de Tróia.
______________________________
|
 |
ELECTRA,
direção de Michael Cacoyannis.
Ano
de produção: 1962
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
CLASSICO
Duração:
113 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse: Após
descobrir que seu pai foi assassinado pelo amante de sua mãe,
Electra planeja uma vingança. Destaque: Famosa tragédia grega
baseada em peça de Eurípedes, em que Electra acaba matando a mãe
com a ajuda do irmão Orestes. Irene Papas interpreta Electra -
a atriz também integra o elenco de "Zorba, O Grego", dirigido
por Michael Cocayannis. Indicado ao Oscar de filme estrangeiro.
Premiado no Festival de Cannes (FRA) na categoria melhor adaptação.
______________________________
|
 |
TROIA,
direção de Wolfgan Petersen.
Título
original: TROY
Ano
de produção: 2004
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
ÉPICO
Duração:
195 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Site
Oficial: http://troymovie.warnerbros.com/ind
ex_flash.html
Sinopse: História
romanceada da lenda de Troia. Em
1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma
guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger)
de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma
sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança
do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está
nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da
Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).
______________________________
|
Roma
 |
BEN-HUR,
direção de Cecil B. de Mille.
Título
original: BEN-HUR
Ano
de produção: 1959
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
EPICO
Duração:
212 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse:
Aventura
épica ambientada no início da era cristã que conta as lutas de
Ben-Hur para libertar Jerusalém do domínio romano. Os
números traduzem volume - 100.000 figurinos. 8.000 extras, 300
sets de filmagem e um estonteante budget que, nos seus dias, o
transformaram no maior filme da história do cinema. Os criadores
de 'Ben-Hur' realizaram o melhor e maior dos épicos bíblicos de
todos os tempos.Charlton Heston traz uma presença física e moral
irrepreensível na pele de Judah Ben-Hur, um judeu de família nobre
na Palestina, cuja heróica odisséia inclui escravização pelos
romanos, uma arrojada fuga de uma galé em meio a uma sangrenta
batalha, a vingança contra seu algoz durante uma furiosa corrida
de bigas e um devoto encontro com Jesus Cristo. Uma carismática
performance de Heston rendeu-lhe o Oscar de Melhor Ator - a produção
ainda ganhou o prêmio de Melhor Filme em 1959, com o lendário
William Wyler colecionando o seu terceiro prêmio de Melhor Diretor
- 11 estatuetas - até ser equiparado com 'Titanic', em 1997.
______________________________
|
 |
A
QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO, direção de Antony Mann.
Título
original: FALL OF THE ROMAN EMPIRE, THE
Ano
de produção: 1964
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
EPICO
Duração:
172 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse: Filme
épico que conta, com imprecisões históricas, o início da decadência
do Império Romano. No
auge da expansão geográfica do império romano, o general Lívio
(Stephen Boyd) comanda a nova política do imperador Marco Aurélio
(Alec Guinness), que quer a pacificação de fronteiras e a adoção
para os povos conquistados uma certa autonomia. Mas Marco Aurélio
acaba envenenado por Commodus (Christopher Plummer), filho ilegítimo
que assume o trono e mergulha Roma no caos político e administrativo,
o que dá origem à queda do Império Romano.
______________________________
|
 |
ASTERIX,
O GAULÊS.
Título
original: ASTERIX, LE GAULOIS
Ano
de produção: 2000
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
HQ/INFANTIL
Duração:
69 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse:
No
ano 50 a.C. a Gália é ocupada pelos romanos. Mas, a pequena vila
de Asterix e seus amigos ainda resiste, com a ajuda de uma poção
mágica, que lhes dá uma força sobre-humana. Desesperado para descobrir
a poção secreta dos gauleses, um centenário romano passa a espionar
a vila. O objetivo é se tornar invencível e acabar com qualquer
obstáculo entre ele e o trono de César. Mas, Panoramix, o druida
da vila, prepara uma poção especial. Nosso herói Asterix dá a
ele a mistura - um tônico poderoso que faz seu cabelo crescer,
crescer...
______________________________
|
 |
GLADIADOR, 2000, direção de Ridley Scott.
Título
original: THE GLADIATOR
Ano
de produção: 2000
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
ÉPICO
Duração:
171 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Site
Oficial: http://www.gladiator-thefilm.com
Sinopse: Transformado
em escravo pelo corrupto e incestuoso herdeiro do trono, o general
romano Maximus, torna-se um gladiador. Seu poder na arena acaba
por levá-lo a Roma, ao Coliseu e a um corrupto de vingança com
o novo imperador. Mais
uma vez, o grande General Romano, Maximus (Russell Crowe), liderou
suas legiões no campo de batalha e conquistou a vitória. Com a
guerra vencida, Maximus sonha com sua casa esperando voltar para
sua mulher e filho; porém, o Imperador Marcus Aurelius (Richard
Harris) está morrendo e tem uma última missão para o general -
assumir com sabedoria o reinado de Roma. Inconformado com a escolha
do imperador, o herdeiro do trono, Commodus (Joaquin Phoenix),
ordena
a execução de Maximus e também de sua família. Próximo da morte,
Maximus sobrevive, mas é feito escravo e treinado para lutar como
gladiador na arena onde sua fama cresce. Agora ele está em Roma,
e pretende vingar o assassinato de sua mulher e filho, matando
o novo Imperador... Commodus.
______________________________
|
 |
SATIRICON,
direção de Federico Fellini.
Título
original: SATYRICON
Ano
de produção: 1969
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
DRAMA
Duração:
129 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse:
Cenários e fotografias exeburantes contando uma história fragmentada
da Roma Antiga. O
livro Satyricon é uma obra de Petrônio, escrita provavelmente
cerca de 60 DC, que descreve as aventuras e desventuras do narrador,
Encolpius, do seu amante Ascyltus e do belíssimo jovem Giton,
que se intromete entre os dois amantes provocando ciúme e discussão.
Juntamente com o poeta Eumolpus embarcam em aventuras diversas
acabando naufragados nas mão de Circe, uma sacerdotisa do deus
Príapo. Desta sátira notável dos tempos do imperador Nero sobrevivem
apenas fragmentos, dos quais o mais significativo é o afamado
Banquete de Trimalquião, onde se fazem descrições detalhadas de
um jantar luxuoso, extravagante e decadente oferecido pelo que
se poderia chamar um "novo-rico" romano. Foi este livro que inspirou
o filme de Fellini, de mesmo nome.
______________________________
|
Idade Média
 |
EL
CID, direção de Anthony Mann.
Título
original: EL CID
Ano
de produção: 1961
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
ÉPICO
Duração:
189 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse: História
do legendário cavaleiro cristão que enfrenta os invasores mouros
na Espanha. A
trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, mais conhecido como El Cid
(Charlton Heston), herói espanhol do século XI que uniu os católicos
e os mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o
emir Ben Yussuf (Herbert Lom). No século XI o herói cristão procura
celebrar a paz entre os membros da realeza visando promover a
unificação da Espanha, sendo depois chamado para comandar a resistência
contra os invasores mouros. Incríveis cenas de batalhas e uma
meticulosa reconstituição de época. Esta longa jornada começou
quando Rodrigo, um súdito do rei Ferdinand de Castella, Leão e
Astúrias (Ralph Truman), liberta cinco emires que eram prisioneiros
dele e por causa deste ato é acusado de traição. Don Ordóñez (Raf
Vallone) o acusa inicialmente, mas na corte é o Conde Gormaz de
Oviedo (Andrew Cruickshank) quem acusa duramente Rodrigo e humilha
Don Diego (Michael Hordern), o pai de Rodrigo. Estes acontecimentos
acabam provocando um duelo de Rodrigo com o Conde Gormaz, o campeão
do rei. Rodrigo o mata, mas acontece que Gormaz também era pai
de Jimena (Sophia Loren), a mulher que Rodrigo amava e com quem
ele pensava em se casar. Mas, em virtude do acontecido, ela passa
então a odiar (ou pensa, que odeia) Rodrigo, seu antigo amor.
Aproveitando este momento conturbado Ramiro, rei de Aragão, exige
a posse da cidade de Calahorra e sugere que ela seja disputada
entre os paladinos de cada reino em uma luta até a morte. Então
Rodrigo se apresenta para duelar pelo seu rei, pois ele tinha
matado Gormaz, o antigo paladino, e se Rodrigo vencesse o combate
contra Don Martin (Christopher Rhodes), que já tinha matado vinte
e sete homens em combates corporais, seria perdoado pelo rei.
______________________________
|
 |
O
NOME DA ROSA, direção Jean-Jacques Annaud, baseado no romance de
Umberto Eco.
Título
original: NAME OF THE ROSE, THE
Ano
de produção: 1986
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
DRAMA
Duração:
130 minutos
Idioma Original: INGLES
Sinopse:
O
ano é 1327. Representantes da Ordem Franciscana e a Delegação
Papal se reúnem num monastério Benedictino para uma conferência.
Mas a missão deles é subitamente ofuscada por uma série de assassinatos.
Utilizando sua brilhante capacidade de dedução, o monge franciscano
William de Baskerville (Sean Connery), auxiliado pelo seu noviço
Adso de Melk (Christian Slater), se empenha para desvendar o mistério.
Mas antes que William possa completar sua investigação, o monastério
é visitado pelo seu antigo desafeto, o Inquisidor Bernardo Gui
(F. Murray Abraham). O poderoso Inquisidor está determinado a
erradicar a heresia através da tortura e se William, o caçador,
persistir na sua busca, também se tornará caça. Mas a medida que
Bernard Gui se prepara para acender a fogueira da Inquisição,
William e Adso voltam à biblioteca labirintesca e descobrem uma
verdade extraordinária.
______________________________
|
 |
JOANA D’ARC, direção Luc Besson.
Título
Original: THE MESSENGER: THE STORY OF JOAN OF ARC
Ano
de produção: 1999
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
Drama Tempo de
Duração:
155 minutos
Site Oficial: http://www.joan-of-arc.com
Sinopse: O
filme retrata a figura de Joana d’Arc, através de uma aventura
estilizada e uma versão mais humanizada do mito que se tornou
a jovem de origem camponesa que conseguiu exaltar o nacionalismo
francês, na luta contra os ingleses durante a Guerra dos 100 Anos
(1337-1453). Em 1412, nasce em Domrémy, França, uma menina chamada
Joana (Milla Jovovich). Ainda jovem, ela desenvolve uma religiosidade
tão intensa que a fazia se confessar algumas vezes por dia. Eram
tempos árduos, pois a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra se
prolongava desde 1337. Em 1420, Henrique V e Carlos VI assinam
o Tratado de Troyes, declarando que após a morte de seu rei a França pertencerá a Inglaterra. Porém,
ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países,
mas tem poucos meses de idade e Carlos (John Malkovich), o delfim
da França, não deseja entregar seu reino para uma criança. Assim,
os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris,
com o rio Loire detendo o avanço dos invasores. Carlos foge para
Chinon, mas ele deseja realmente ir para Reims, onde por tradição
os soberanos franceses são coroados, mas como os ingleses dominam
a região, isto se torna um problema. Até que surge Joana que,
além de se intitular a "Donzela de Lorraine" tinha uma determinação
inabalável e dizia que estava em uma missão divina, para libertar
a França dos ingleses. Desesperado por uma solução, o delfim resolve
lhe dar um exército, com o qual ela recupera Reims, onde o delfim
é coroado Carlos VII. Mas se para ele os problemas tinham acabado,
para Joana seria o início do seu fim.
______________________________
|
 |
SENHOR
DA GUERRA, direção de Richard Boonr.
Título
original: WARLORD, THE
Ano
de produção: 1965
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
EPICO
Duração:
122 minutos
Idioma
Original: INGLES
Sinopse: As relações de poder na
Idade Média se revelam nesta história, ambientada no Norte da
França, que fala sobre um cavaleiro a serviço do Duque da Normandia.
'O Senhor da Guerra' marca a estréia da primeira parceria entre
os atores Charlton Heston e Franklin Schaffner, ambos premiados
pela Academia pelos filmes 'Ben-Hur' e 'Patton', respectivamente.
Este filme foi adaptado para as telas do cinema a partir do romance
e peça original de Leslie Stevens pelos também renomados John
Collier e Millard Kaufman.
______________________________
|
Renascimento
 |
AGONIA
E ÊXTASE, Baseado no romance de Irving Stone, direção
de Carol Reed.
Título
original: AGONY AND THE ECSTASY, THE
Ano
de produção: 1965
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
CLASSICO
Duração:
138 minutos
Idioma
Original: INGLES
Sinopse:
Conta
os conflitos entre o artista renascentista Michelângelo e o seu
protetor, o Papa Júlio II. 140 min. Charlton
Heston e Rex Harrison interpretam duas das personalidades mais
marcantes da Renascença neste drama histórico baseado no best-seller
de Irving Stone ambientado no início do século XVI. Quando o Papa
Júlio II (Harrison) encomenda a Michelangelo (Heston) a pintura
do teto da Capela Sistina, o artista recusa a princípio. Virtualmente
forçado por Júlio a fazer o trabalho, ele acaba por destruir sua
obra e foge de Roma. Quando recomeça a pintura, o projeto se torna
uma batalha de vontades alimentada pelas diferenças artísticas
e de temperamento que são o ponto central deste filme.
______________________________
|
 |
GIORDANO
BRUNO, direção de Giuliano Moltaldo.
Título
original: GIORDANO BRUNO
Ano
de produção: 1973
País
de produção: Italia
Gênero:
CINEMA EUROPEU
Duração:
114 minutos
Idioma
Original: ITALIANO
Sinopse:
Filme
biográfico sobre um dos percursores da ciência moderna, o filósofo,
astrônomo e matemático Giordano Bruno, queimado vivo pela Inquisição.
Bela e real reconstituição da época. Giordano
Bruno é um das grandes obras do cinema político italiano dos anos
70. Com direção de Giuliano Montaldo (Sacco & Vanzetti), o roteiro
mostra um dos episódios mais polêmicos da história - o processo
e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano
Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa
de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica. Giordano
Bruno tem como destaque a impressionante interpretação de Gian
Maria Volonté no papel-título, a música de Ennio Morricone e a
belíssima fotografia do mestre Vittorio Storaro.
______________________________
|
 |
1492
- A CONQUISTA DO PARAÍSO, direção de Ridley Scott.
Título
original: 1492 - CONQUEST OF PARADISE
Ano
de produção: 1992
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
DRAMA
Duração:
150 minutos
Idioma
Original: INGLES
Sinopse:
O
filme trata das duas primeiras viagens que se tornaram um marco
na vida desse almirante e nos leva a terceira a última etapa da
deslumbrante aventura. Este
filme épico narra toda a trajetória do navegador genovês Cristovão
Colombo e a descoberta da América em 1492. Desde os preparativos
para a viagem, as intrigas palacianas, os percalços em alto-mar,
a esperança de um homem marcado pelo mar, toda a emoção de pisar
em terra firme e o primeiro contato com os habitantes naturais
desta terra desconhecida, os índios. Uma terra selvagem que reserva
muitas surpresas em seu coração. Aqui, todos os detalhes desta
aventura que mudou para sempre os destinos da história da humanidade,
serão revelados em toda a sua riqueza.
______________________________
|
Século XVIII e XIX
 |
BARRY
LYNDON, direção de Stanley Kubrick.
Título
original: BARRY LINDON
Ano
de produção: 1975
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
DRAMA
Duração:
183 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse:
Belo
filme que mostra a vida inglesa no século XVIII. Soldado sem escrúpulos
convocado para a guerra envolve-se em diversas falcatruas e depois
enfrenta uma tragédia. A
ascensão social de um pobre irlandês, Barry Lyndon (Ryan O’Neal,)
na Inglaterra do século XVIII é o foco desta versão de Stanley
Kubrick da obra de William Makepeace Thackeray. Vencedora
de quatro Oscars, o diretor buscou inspiração nos pintores da
época com figurino e cenários sendo produzidos levando-se em conta
sua época, bem como as pioneiras lentes que fotografaram os cenários
internos, totalmente com a luz natural.
______________________________
|
 |
LIGAÇÕES
PERIGOSAS, direção de Stephen Frears.
Título
original: DANGEROUS LIAISONS
Ano
de produção: 1988
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
ROMANCE
Duração:
120 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse:
Às
vésperas da revolução francesa, a marquesa de Merteuil e o Visconde
de Valmont envolvem Madame Tourvel em uma complexa intriga para
satisfazer seus desejos não tão nobres. Tudo começa quando a Marquesa
de Merteuil pede ao Visconde de Valmont que seduza e deflore sua
rival. A Marquesa de Merteuil (Glenn Close) precisa de um favor
do seu ex-amante, o Visconde de Valmont (John Malkovich), pois
seu ex-marido está planejando se casar com uma jovem virgem e
ela deseja que o Marquês, que é conhecido por sua vida devassa
e suas conquistas amorosas, a seduza antes do dia do casamento.
No entanto, ele tem outros planos, pois planeja conquistar uma
bela mulher casada (Michelle Pfeiffer), que sempre se mostrou
fiel ao marido e é religiosa. A Marquesa exige então uma prova
escrita dos seus encontros amorosos e, se ele conseguir tal façanha,
ela lhe promete como recompensa passarem uma noite juntos. Mas
os jogos de sedução fogem do controle e os resultados são bem
mais trágicos do que se podia imaginar.
______________________________
|
 |
AMADEUS,
direção de Milos Forman
Título
original: AMADEUS
Ano
de produção: 1984
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
DRAMA
Duração:
160 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse:
O
ano é 1871 e Antônio Salieri (F. Murray Abraham) é o competente
compositor a serviço do imperador. Mas quando Mozart (Tom Hulce)
é apresentado à corte, Salieri se surpreende ao descobrir que
todos os talentos musicais que sempre desejou foram dados a um
moleque brincalhão. Enlouquecido pela inveja, Salieri não medirá
esforços para destruir Mozart. Nem que para isso é preciso matá-lo.
Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa
a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce)
e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que
era um jovem irreverente, mas compunha como se sua música tivesse
sido abençoada por Deus.
______________________________
|
Século XX
Romantismo
 |
MONDIGLIANI
- PAIXÃO PELA VIDA
Título
original: MONDIGLIANI
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
DRAMA
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse:
Ele
revolucionou o mundo das artes como um cometa, dançando sobre
as mesas, embriagado de paixão pela vida. Inspirado pelo amor
e consumido pela obsessão. Ele é o famoso pintor italiano Amedeo
Modigliani, um gênio criativo que viveu e absorveu a charmosa
Paris do início do século 20 com uma atração incontrolável pela
beleza. Sempre com a mesma intensidade, o judeu Modigliani amou
a católica Jeanne Hebuterne e odiou o genial Pablo Picasso.
______________________________
|
 |
POLLOCK
Título
Original: POLLOCK
Ano
de produção: 2000
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
DRAMA
Duração:
122 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Site
Oficial: http://www.sonyclassics.com/pollock
Sinopse:
Em
agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete
dizendo: "Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados
Unidos?". Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock
agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade
americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e
radical de pintura ditava os rumos da arte moderna. Mas os tormentos
que atingiam Pollock em toda sua vida e que o ajudaram no início
de carreira a criar sua arte original começaram a afligí-lo cada
vez mais. Lutando contra si mesmo, Pollock entrou então numa espiral
decadente que fez com que destruísse seu casamento, sua promissora
carreira e sua própria vida. Cinebiografia dirigida e estrelada
por Ed Harris no papel do pintor, considerado um dos maiores artistas
dos EUA. O filme narra a trajetória de Pollock, do começo difícil
e turbulento, ao reconhecimento pela crítica de sua genialidade.
Entre as atuações de destaque estão a do próprio Harris, indicado
ao Oscar, e Marcia Gay Harden, no papel da mulher do artista,
premiada como melhor atriz coadjuvante.
______________________________
|
 |
VAN GOGH, direção de Maurice Pialat
Título
Original: VAG GOGH
Ano
de produção: 1991
País
de produção: França
Gênero:
Drama
Duração: 158 minutos
Sinopse:
Cinebiografia
do pintor holandês Vincent Van Gogh, comtemporâneo do impressionismo
francês. Apesar da breve vida conturbada por momentos de loucura,
deixou uma das obras mais significativas das artes plásticas.
Na primavera de 1890, Vincent (Jacques Dutronc) muda-se para perto
de Paris sob os cuidados da doutora Gachet (Alexandra London).
Menos de 70 dias depois, ele comete suicídio. Ao longo dessa cinebiografia,
vemos como era o dia-a-dia do pintor Vincent Van Gogh, ao lado
do irmão Theo (Alexandra London) e a esposa Johanna (Corinne Bourdon).
Brincalhão e charmoso, Vincent facilmente atraia os olhores das
mulheres - muitas delas mais novas do que ele.
______________________________
|
 |
SEDE
DE VIVER, direção Vincent Minneli
Título
Original: LUST FOR LIFE
Ano
de produção: 1956
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
CLASSICO
Duração:
122 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse:
Um
adaptação brilhante da biografia Vincent Van Gogh (Kirk Douglas)
escrita por Irving Stone. Van Gogh é o arquétipo do gênio artístico
atormentado, cuja amplitude da obra contrasta a uma existência
infeliz que o conduz ao suicídio. Anthony Quinn ganhou o Oscar
pela sua interpretação de Paul Gauguin, outro génio da pintura
amigo de Van Gogh. Girassóis de um laranja vibrante. Campos de
trigo amarelos ondulando. Exuberantes árvores com copas brancas.
'Os quadros chegam até mim como em um sonho', disse Vincent Van
Gogh. Um sonho que freqüentemente despedaçava sua vida como um
pesadelo. Kirk Douglas nos oferece uma interpretação visceral
do famoso artista dividido entre a prodigiosa inspiração do seu
gênio e a angustiante escuridão de uma mente atormentada. O obcecado
Van Gogh pintou o modo como outros homens respiram, se despojando
de família e amizades, incluindo a com o também artista Paul Gauguin.
Dirigido por Vincente Minnelli e saturado pelas belas obras de
Van Gogh, Sede de Viver captura toda a êxtase da arte. E a agonia
da vida de um gênio da pintura.
______________________________
|
 |
A
MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA, direção
de Peter Webber.
Título
Original: GIRL WITH A PEARL EARRING
Ano
de produção: 2003
País
de produção: Inglaterra
Gênero:
Drama
Duração:
95 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Site
Oficial: http://www.girlwithapearlearringmov
ie.com/
Sinopse:
Fala
da vida do artista Johannes Vermeer. Griet, interpretada pela
bela Scarlett Johansson, trabalha como criada na casa do artista
plástico Johannes Vermeer. Ele vive com a esposa, um tanto ciumenta
e possessiva. Com o tempo, Griet fica completamente fascinada
pela pintura delicada de Vermeer e se revela apta para auxiliar
em seu ateliê, onde ela encontra um mundo de cor e luz. Com seu
olho crítico, se torna parte do trabalho. E a intimidade crescente
entre os dois desperta inveja e rompimentos pela casa, criando
um escândalo para a época.
______________________________
|
 |
CAMILLE
CLAUDEL, 1988, direção Bruno Nuytten.
Título
Original: CAMILLE CLAUDEL
Ano
de produção: 1988
País
de produção: França
Gênero:
Drama
Duração:
166 minutos
Site
Oficial: http://www.mgm.com/title_title.do?t
itle_star=CAMILLEC
Sinopse:
Em
Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito
com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente
do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do
mestre (que já é casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense,
embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois
de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe
o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por
iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é
internada em 1912 num manicômio.
Uma
reflexão sobre o poder devastador da arte perante a fragilidade
humana. Camille passa por muitos sofrimentos, que a levam à loucura.
Um filme interessante a se perceber o machismo existente na personalidade
de Rodin, um dos maiores escultores que se conhece.
______________________________
|
 |
WILL EISNER: Profissão Cartunista
Sinopse:
Documentário
dividido em três partes que apresenta o percurso de Eisner, desenhista
norte-americano, a partir de vários destaques da sua carreira,
como por exemplo o personagem Spirit. O termo graphic novel ,
desenvolvido pelo artista, redimensiona a importância e a particularidade
das Histórias em Quadrinhos. São em obras como “Um Contrato com
Deus”, “O Edifício”, “No Coração da Tempestade”, entre outras,
que se pode verificar o apuro, a complexidade e o estilo característico
de Eisner, tanto como desenhista como contador de histórias.
______________________________
|
 |
VAN
GOGH, VIDA E OBRA DE UM GÊNIO, direção
de Robert Altman.
Título
original: VINCENT & THEO
Ano
de produção: 1990
País
de produção: Holanda
Sinopse:
Direção
de Robert Altman. Exibido em alguns países da Europa em formato
de minissérie (o filme tem originalmente quatro horas), trata-se
da cinebiografia do pintor Vincent van Gogh e seu relacionamento
com o irmão Theo. Obra não convencional na filmografia de Altman,
mas que mantém o apuro estético do diretor.
______________________________
|
 |
CARMEN,
direção Carlos Saura.
Título
Original: CARMEN
Ano
de produção: 1983
País
de produção: Espanha
Gênero:
CINEMA EUROPEU
Duração:
108 minutos
Idioma
Original: ESPANHOL
Sinopse:
Um
coreógrafo procura dançarina para o papel-título de um espetáculo
baseado na ópera Carmen, de Bizet. Em uma narrativa não linear
- a vida real confunde-se com a prórpia trama de Bizet. Antonio
busca desesperadamente aquela que poderá ser a 'Carmen' do balé
tirado da novela de Merimée e da Ópera de Bizet. O relacionamento
com o grupo de Antonio é difícil para a jovem Carmen, mais por
causa de Cristina, que sonha com aquele papel. Antonio explica-lhe
que a personagem pedia uma mulher mais jovem e ainda mais bela
do que ela, ainda que Cristina seja a melhor bailarina. Carmen
é muito bonita e atraente e conquistará Antonio nesta ficção do
balé que se desenrolará entremeada com a história de amor na vida
real.
______________________________
|
 |
BABY
EINSTEIN - VAN GOGH - MUNDO DAS CORES (Infantil)
Ano
de produção: 2003
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
ANIMAÇAO
Duração:
31 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse:
'Baby
Van Gogh - Mundo das cores' é uma fascinante introdução ao aprendizado
das cores por meio de pinturas de Van Gogh. Esta verdadeira viagem
de descobertas é incrementada com poesia e com a música de compositores
como Bizet, Mussorgsky, Offenbach, Ravel, Rossini, Satie, Strauss
e Tchaikovsky.
______________________________
|
 |
FRIDA,
Direção de Julie Taymor.
Título
Original: FRIDA
Ano
de produção: 2002
País
de produção: Estados Unidos
Gênero: DRAMA
Duração:
122 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Site
Oficial: http://www.miramax.com/frida/
Sinopse:
O
filme retrata a história da vida que Frida (Salma Hayek) compartilhou
abertamente e sem medos como Diego Rivera (Alfred Molina), período
em que o controverso casal subverteu o mundo artístico. O filme
mostra a vida de Frida desde o acidente de ônibus que mudou irreversivelmente
a sua vida. Viajando ao lado de seu antigo namorado Alejandro
Gomes Ariaz, seu ônibus colidiu com um bonde, matando diversas
pessoas e ferindo muitas outras. Abandonada pelo namorado, quando
finalmente voltou a andar, Frida ousou visitar o já renomado pintor
Diego Rivera para ouvir uma crítica profissional. Diego se interessou
não apenas por seu trabalho, mas também pela tenacidade, charme
e beleza da jovem artista. Diego e Frida se casaram em Coyoacan
em 21 de agosto de 1929, apesar da fama de mulherengo que Diego
tinha. Frida passou a vida entre uma cirurgia e outra para tentar
corrigir a coluna e viveu artisticamente à sombra do marido, sempre
perdoando seu casos extra-conjugais e se satisfazendo com o seu
próprio desejo por outras mulheres.
______________________________
|
 |
O
SORRISO DE MONALISA
Título
Original: MONA LISA SMILE
Ano
de produção: 2003
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
DRAMA
Duração:
119 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Site
Oficial: http://www.sonypictures.com/movies/
monalisasmile/
Sinopse:
Katharine
Watson (Julia Roberts) é uma professora de história de Arte, DO
onceituado colégio Wellesley, decidida a confrontar os antigos
costumes de um colégio de moças. Ao inspirar suas alunas a rever
velhos conceitos, ela descobre que tem muito a ensinar sobre a
vida e muito a aprender sobre o amor.
______________________________
|
 |
GOYA, direção Carlos Saura.
Título
Original: GOYA EN BURDEOS
Ano
de produção: 1999
País
de produção: Espanha
Gênero:
DRAMA
Duração:
102 minutos
Idioma
Original: ESPANHOL
Site
Oficial: http://www.spe.sony.com/classics/go
yainbordeaux
Sinopse:
Cinebiografia
de Francisco José de Goya y Lucientes, gênio da pintura espanhola,
enfocando o período em que Goya viveu exilado em Burdeos, no fim
de sua vida. Aos 82 anos, Francisco de Goya (Francisco Rabal)
vive no exílio, em Bordeaux, França, com a última de suas amantes,
Leocadia Zorrilla de Weiss (Eulalia Ramon). O pintor reconstrói
os principais acontecimentos de sua vida para sua filha caçula,
Rosario (Dafne Fernandéz). Goya se lembra dos tempos em que era
jovem e ambicioso e lutou para conquistar seu espaço na corte
do rei Carlos IV, em meio a intrigas palacianas, seduções e mentiras.
Lembra-se também de seu único amor verdadeiro, a duquesa de Alba
(Maribel Verdú), cuja vida foi interrompida por uma dose de veneno.
______________________________
|
Surrealismo
 |
UM
CÃO ANDALUZ, direção: Luís Buñuel e Salvador Dalí.
Título
original: UN CHIEN ANDALOU / L´AGE D´OR
País
de produção: Espanha
Gênero:
CINEMA EUROPEU
Idioma
Original: ESPANHOL
Sinopse:
O
filme é feito de uma série de seqüências absurdas e sem ligação
aparente, mas com um forte tom de ataque aos valores burgueses.
O título é auto-referente - Buñuel era andaluz - e já revela o
estranho humor do cineasta que se tornaria célebre com seus trabalhos
nas décadas seguintes. FRA/1928. Duração: 20 minutos. Marco
do cinema surrealista por Luis Buñuel e Salvador Dalí - 'Um cão
Andaluz'. Com roteiro co-escrito por Salvador Dalí, Luis Buñuel
estreou como diretor e ator neste curta-metragem, o marco inicial
do surrealismo no cinema. À luz da psicanálise, Buñuel e Dalí
exploram o inconsciente humano, numa seqüência de cenas oníricas,
incluindo o célebre momento em que um homem corta, com uma navalha,
o olho de uma mulher.
OBS:
Este DVD tem ainda 'A idade do ouro', em pouco mais de uma
hora, Buñuel e Dalí criam imagens surrealistas que visam libertar
o homem das amarras impostas pelo moralismo da sociedade e suas
instituições. Um sonho polêmico que chegou a ser proibida em diversos
países na época de seu lançamento. No elenco, destaque para o
artista plástico Max Ernst.
______________________________
|
Modernismo
 |
1900, direção de Bernardo Bertolucci.
Título
original: NOVECENTO
Ano de produção: 1976
País de produção: Itália / França / Alemanha
Gênero: ÉPICO
Duração:
239 minutos
Idioma Original: ITALIANO
Sinopse: A
história de uma rica família italiana serve para mostrar a Itália
do início do século, a crise dos anos 20 e 30 e a ascensão do
fascismo na Itália. O filme faz uma retrospectiva histórica da
Itália desde o início do século 20 até o fim da Segunda Guerra
Mundial, focando as vidas de duas pessoas: Olmo (Gérard Depardieu),
filho bastardo de camponeses, e Alfredo (Robert De Niro), herdeiro
de uma rica família de latifundiários. Apesar da amizade desde
a infância, a origem social fala mais alto e os coloca em pólos
política e ideologicamente antagônicos. O pano de fundo é o intenso
cenário político da época, com o fortalecimento do fascismo e,
em oposição, as lutas trabalhistas ligadas ao socialismo.
______________________________
|
 |
ARQUITETURA
DA DESTRUIÇÃO, direção de Peter Cohen.
Ano
de produção: 1992
País
de produção: Brasil
Gênero:
DOCUMENTARIO
Duração:
121 minutos
Idioma
Original: ALEMAO
Sinopse:
Este
filme lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina
os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal.
O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões
e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria
ser o senhor do universo sem descuidar de nenhum detalha da coreografia
que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração.
O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão
de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruisse todo o mundo.
" Arquitetura
da destruição" está consagrado internacionalmente como um
dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme
de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre
não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista
universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes
pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania.
Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum
detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva
a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios
fundamentais a missão de 'embelezar o mundo'. Nem que, para tanto,
destruísse todo o mundo' (Leon Cakoff).
______________________________
|
 |
TEMPOS
MODERNOS, direção de Charles Chaplin.
Tátulo
original: MODERN TIMES
Ano de produção: 1936
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
COMÉDIA (PB)
Duração:
83 minutos
Idioma
Original: INGLÊS
Sinopse:
O homem contra a máquina. Não, não se trata de nenhum filme
futurista de ficção científica, mas sim de uma das maiores obras
do lendário Charlie Chaplin. Carlitos trabalha numa grande indústria.
Chaplin procura denunciar o caráter desumano do trabalho industrial
mecanizado, da tecnologia e da marginalização de setores da sociedade.
O
'vagabundo' sofre dentro de uma fábrica repleta de geringonças
como um 'comedor para funcionários', que promete diminuir para
apenas 15 minutos o horário do almoço. Demitido da fábrica, ele
acaba encontrando uma moradora de rua (Paulette Goddard) e com
ela decide procurar felicidade e dinheiro. Mas o que ele acaba
encontrando mesmo são desventuras como vigia noturno sobre patins,
como um hilário garçom-cantante de músicas sem sentido, como presidiário
e muito mais. Obra prima do cinema mudo, durante a depressão (1929).
______________________________
|
 |
O
DISCRETO CHARME DA BURGUESIA, direção de Luis Buñuel.
Título
original: LE CHARME DISCRET DE LA BOURGEOISIE
Ano
de produção: 1972
País
de produção: França / Itália / Espanha
Gênero:
CINEMA EUROPEU
Duração:
105 minutos
Idioma
Original: FRANCÊS
Sinopse:
Sonho
e realidade se misturam nesta crítica surreal aos modos da burguesia.
Reunidos em um típico jantar burguês, seis amigos não conseguem
aproveitar a ocasião, em virtude de uma série de acontecimentos
estranhos e incomuns. Obra prima surrelista extremamente crítica.
Mistura
de situações reais da história com os sonhos e devaneios dos personagens,
o filme se passa apenas durante uma tarde e é uma crítica feroz
e feita com bastante humor às situações e a hipocrisia da vida
social burguesa, dirigido pelo mestre Luis Buñuel, vencedor do
Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1972. Um jogo surrealista e cheio de arte.
______________________________
|
 |
BASQUIAT
- TRAÇOS DE UMA VIDA, direção de Julian Schnabel.
Título
original: BASQUIAT
Ano
de produção:1996
País
de produção: Estados Unidos
Gênero:
Drama
Duração:
106 minutos
Indioma
Original: FRANCÊS
Site
Oficial: http://www.miramax.com/basquiat
Sinopse:
Filho
de pai haitiano e mãe porto-riquenha, Basquiat revela seu talento
como grafiteiro. É assediado por marchands, até cair nas graças
do pai da Pop-Art, Andy Warhol.
Em 1981, um jovem artista (Jeffrey Wright) das ruas é descoberto
por Andy Warhol (David Bowie) e tem uma ascensão meteórica, tornando-se
uma estrela no mundo das artes. Mas este sucesso repentino e inesperado
terá um preço muito alto.
______________________________
|
 |
OS
AMORES DE PICASSO, direção de James Ivory.
Título
original: SURVIVING PICASSO
Ano
de produção:
1996
País de produção:
Estados unidos
Gênero:
CINEMA EUROPEU (PB)
Duração:
125 minutos
Idioma
Original: FRANCES
Sinopse: Conta
a vida de Picasso sob a ótica de uma de suas muitas mulheres.
Em 1943 o famoso pintor Pablo Picasso (Anthony Hopkins), com 60
anos, conhece Françoise Gilot (Natascha McElhone), que tem 23
anos, sonha ser pintora e idolatra o grande mestre. Ela se tornaria
sua amante, mas isto não impede Picasso de ser infiel. Françoise
lhe dá dois filhos, Claude e Paloma, e aceita as mulheres dele
como parte do relacionamento. Ele, em contrapartida, lhe mostra
grandes obras de arte e a apresenta aos grandes mestres, mas a
união gradativamente começa a se desgastar de forma inexorável.
______________________________
|
 |
ANÉMIC CINÉMA. Marcel Duchamp, 1926.
Sinopse:
Este
DVD traz, em versões restauradas e preservadas por várias cinematecas
no mundo inteiro, os curtas mais importantes da vanguarda cinematográfica
mundial. Esta coleção traz as várias técnicas utilizadas na manipulação
de imagens, resultando em experiências visuais estranhas e fascinantes,
incluindo trabalhos de Man Ray, Hans Richter, Marcel Duchamp,
Jean Epstein, Sergei Eisenstein, Joris Ivens, Fernand Léger, Germaine
Dulac, Slavo Vorkapich, Robert Florey, Melville Webber, Alvin
Knechte, Jay Leyda, Maya Deren, Stan Brakhage, D.A. Pennebaker
e Clive Barker. Indispensável aos estudiosos e pesquisadores de
cinema, curiosos e cinéfilos, interessados em conhecer a evolução
do cinema no século XX.
______________________________
|
 |
LE BALLET MÉCANIQUE, Fernand Léger, 1924.
Este
DVD traz, em versões restauradas e preservadas por várias cinematecas
no mundo inteiro, os curtas mais importantes da vanguarda cinematográfica
mundial. Esta coleção traz as várias técnicas utilizadas na manipulação
de imagens, resultando em experiências visuais estranhas e fascinantes,
incluindo trabalhos de Man Ray, Hans Richter, Marcel Duchamp,
Jean Epstein, Sergei Eisenstein, Joris Ivens, Fernand Léger, Germaine
Dulac, Slavo Vorkapich, Robert Florey, Melville Webber, Alvin
Knechte, Jay Leyda, Maya Deren, Stan Brakhage, D.A. Pennebaker
e Clive Barker. Indispensável aos estudiosos e pesquisadores de
cinema, curiosos e cinéfilos, interessados em conhecer a evolução
do cinema no século XX.
______________________________
|
 |
ENCOURAÇADO
POTEMKIN, direção Sergei Eisenstein.
Título
original: BRONENOSETS POTYOMKIN
Ano
de produção: 1925
País
de produção: Rússia
Gênero:
DRAMA
Duração:
74 minutos
Idioma
original: RUSSO
Sinopse: Cineasta
soviético, dirigiu filmes que retratam as transformações políticas
e sociais ocorridas na Rússia após a Revolução de 1917. O filme
se passa na Rússia. Um poderoso navio de guerra, o couraçado Potemkin,
da frota do czar Nicolau II, é o palco de uma rebelião que fará
parte da história. Cansados de comer carne podre, sofrerem castigos
físicos e não terem direito a nada, os marinheiros revoltaram-se
contra os oficiais e assumiram o controle da embarcação,
unindo-se à rebelião dos operários e soldados, que em terra firme
lutavam pelo ideal socialista. Este filme de Eisenstein, realizado
em 1925, é uma metáfora da própria Revolução Russa, e por muito
tempo foi cultuada nos círculos de esquerda. Sua riqueza técnica
revolucionou a linguagem do cinema. Uma seqüência antológica é
aquela em que os soldados avançam para conter a multidão, e um
disparo atinge uma jovem mãe, que segurava um carrinho de bebê;
a mulher cai, morta, e o carrinho avança, desgovernado, pelos
degraus de uma longa escadaria, rumo à morte. Esta cena foi citada
em "Os Intocáveis" (1986), de Brian DePalma. Uma curiosidade:
a pronúncia correta do termo Potemkin, em russo, é "Potiônkin".
______________________________
|
 |
NAM JUNE PAIKE.
Sinopse: Vídeo-arte, coletânea de trabalhos
de Nam June Paike.
______________________________
|
Body Art

|
GEOTOMIA DE PRISCILA DAVANZI, direção de Marcelo Garcia.
Sinopse:
Body Arte. Vídeo-documentário do trabalho em tatuagem de Priscila
Davanzo, que propoem a tatuar o próprio corpo com manchas de vacas.
______________________________
|
Brasil - Temas e Produções
Brasileiras
 |
NÓS
QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS, direção de Marcelo Masagão.
Ano
de produção: 1999
Gênero:
DOCUMENTARIO
Duração:
72 minutos
Sinopse: Sob
a trilha sonora primorosa de Wim Mertens, 'Nós que aqui estamos,
por vós esperamos' é um filme-memória do século XX, a partir de
recortes biográficos de pequenos e grandes personagens que por
aqui passaram. A dualidade criação-destruição e a banalização
da morte no decorrer do século mais violento da história percorrem
um mosaico de centenas de imagens de arquivo extraídas de reportagens
de TV, fotos antigas, filmes e clássicos do cinema, 95% das imagens
são de arquivo. Não há locução, nem depoimentos orais. O instinto
de destruição que fascinou Freud é o fio condutor de uma montagem
que funde imagens a palavras, fatos históricos a uma ficção deslavada,
que inventa nomes e vivências para os indivíduos sem nome que
também fizeram a história. Este filme conduz o olhar pelos contrastes
do século, pelos artistas, pensadores e indivíduos anônimos que
construíram sua riqueza, e pelos personagens sombrios que reproduziram
sua miséria. As únicas cenas captadas pelo diretor são realizadas
em um cemitério, cuja inscrição do pórtico dá nome ao filme e
encerra sua essência: a mortalidade como condição esquecida nos
desvãos da história. O filme ganhou 17 prêmios nacionais e internacionais
.
______________________________
|
 |
CENTRAL
DO BRASIL, direção de Walter Salles Jr.
Ano
de produção: 1998
Gênero:
DRAMA
Duração:
112 minutos
Site
Oficial: http://www.centraldobrasil.com.br
Sinopse:
Dora
(Fernanda Montenegro), é uma mulher que escreve cartas
para analfabetos na Central do Brasil. Josué, menino que,
após sua mãe Ana,
que vem escrever uma carta com o seu filho, é um garoto
de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na
saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo
a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com
ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura
do pai. A medida em que viajam país adentro, esses dois personagens,
tão diferentes, vão
se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração
do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente
emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.'Central
do Brasil' é um filme comovente e emocionante. Prêmio
de Melhor Atriz e Melhor Filme no Festival de Berlim (Urso
de Ouro) e vencedor
do Globo do Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
______________________________
|
 |
INDEPENDÊNCIA
OU MORTE, direção de Carlos Coimbra.
Ano
de produção: 1972
Gênero:
ÉPICO
Duração:
108 minutos
Sinopse:
As circunstâncias
que levaram D. Pedro I a proclamar a independência do Brasil,
as intrigas palacianas e o escândalo causado pela paixão do imperador
por uma mulher do povo. Veja o sonho de Tiradentes e de tantos
outros brasileiros, que derramaram sangue pela Independência do
Brasil, realizado pelas mãos de Dom Pedro I. Veja emoção, coragem,
aventura, drama e amor na maior história brasileira jamais filmada.
Uma obra-prima às margens plácidas do Ipiranga e no país do salve,
salve. Onde, as vezes, as coisas só se conseguem no grito. Descubra
a imperiosa participação de Tarcisio Meira, como Dom Pedro I,
e de Glória Menezes como a Marquesa de Santos. Numa produção também
heróica de Oswaldo Massaini, com uma direção firme e competente
de Carlos Coimbra. Independência ou Morte. Uma história que virou
filme, ou um filme que fez história.
______________________________
|
 |
DESCOBRIMENTO
DO BRASIL, direção de Humberto Mauro.
Sinopse:
A
carta de Pero Vaz de Caminha serve como pano de fundo para a narrativa
de viagem de Pedro Álvares Cabral, do Tejo ao Brasil, culminando
com a realização da primeira missa no Novo Mundo.
______________________________
|
 |
POLICARPO
QUARESMA - HERÓI DO BRASIL, direção de Paulo Thiago
Ano
de produção: 1994
Gênero:
COMÉDIA
Duração:
150 minutos
Sinopse:
No Rio da virada do século, major visionário e idealista luta
para implementar mirabolantes idéias, que ele acredita serem capazes
de criar uma grande nação. Adaptação do clássico "O Triste
Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto. Policarpo
Quaresma é um homem alucinado pela idéia de fazer do Brasil um
país grandioso. Para tanto, bola estratégias amalucadas, como
usar o tupi-guarani como língua-mãe. Enviado a um hospício, acaba
convencendo o médico responsável de que ninguém ali é louco. Uma
sátira política ao Brasil que traduz com perfeição o romance escrito
por Lima Barreto.
______________________________
|
 |
LAMARCA,
direção de Sérgio Rezende.
Ano
de produção: 1994
Gênero:
DRMA
Duração:
129 minutos
Sinopse:
Crônica
dos últimos dois anos na vida do capitão do exército que, nos
anos de ditadura, desertou das forças armadas, e passou a fazer
oposição tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.
______________________________
|
 |
PRA
FRENTE BRASIL, direção de Roberto Farias.
Ano
de produção: 1983
Gênero:
DRAMA
Duração:
104 minutos
Sinopse:
Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol
no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos
porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência.
Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família
quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe
média, é confundido com um ativista político e "desaparece". Prêmio
de Melhor Filme no Festival de Gramado.
______________________________
|
 |
CARLOTA
JOAQUINA, direção de Carla Camuratti.
Ano
de produção: 1994
Gênero:
COMÉDIA
Duração:
104 minutos
Sinopse:
Aos 10 anos, a infanta espanhola Carlota Joaquina é prometida
a D. João VI de Portugal. É o início de uma trajetória de brigas,
infidelidade e rusgas pelo poder, que levam o casal, após herdar
o trono, ao Brasil, para fugir do avanço das tropas napoleônicas.
Espanha,
1785 - Carlota Joaquina (Marieta Severo), uma infanta que foi
prometida para D. João VI, aos 10 anos de idade recebe o retrato
de seu futuro esposo e é obrigada a partir para Portugal levando
somente sua herança familiar. Chegando em seu novo país, Carlota
sofre uma grande decepção ao encontrar seu 'prometido' ... gerando
muitas brigas, infidelidades e... muitos filhos. Com a morte de
D. José, herdeiro do trono português e a declarada insanidade
de Maria I, Carlota Joaquina e D. João VI herdam a coroa portuguesa.
Porém, assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do
exército de Napoleão, resolvem fugir para sua colônia - o Brasil.
______________________________
|
 |
O
QUATRILHO, direção Wlater Salles Jr.
Ano
de produção: 1994
Gênero:
DRAMA
Duração:
120 minutos
Sinopse:
A saga da imigração italiana no Sul do Brasil, entre 1910
e 1930, na história de dois casais, Ângelo e Teresa e Pierina
e Massimo. A tradição de valores são rompidos quando Pierina e
Ângelo se apaixonam e fogem, deixando tudo para trás. Baseado
no romance de José Clemente Pozenato. Indicado para o Oscar de
Melhor Filme Estrangeiro. Em
uma comunidade rural no Rio Grande do Sul, composta por imigrantes
italianos, dois casais muito amigos se unem sob o teto de uma
mesma casa. O tempo faz com que a esposa (Patrícia Pilla) de um
deles se interesse pelo marido da outra (Glória Pires). Ambos
decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus
parceiros.
______________________________
|
Outras
Sugestões
 |
MOACIR
ARTE BRUTA
Ano
de produção: 2005
País
de Produção: Brasil
Gênero:
DOCUMENTARIO
Duração:
73 minutos
Idioma
Original: PORTUGUES
Sinopse:
Moacir, pintor que vive num recanto isolado do Parque Nacional
da Chapada dos Veadeiros. Humilde, com problemas de audição, fala
e formação óssea. Um Outsider Art, como Jean Dubuffet classificou
todo artista que se manifesta refletindo o seu universo interior,
chamando a isso de Art Brut. Ausente do mundo exterior, desenha
e pinta com lápis de cera o que vem de sua imaginação intrigante,
são gestos do inconsciente. São visões com referências anatômicas
desconhecidas, carregadas de sensualidade e erotismo.
______________________________
|
 |
COLEÇÃO
GRANDES MESTRES DA ARTE ESPANHOLA - Box com 3 DVD
Ano
de produção: 2007
País
de Produção: Espanha
Gênero:
CINEMA EUROPEU
Duração:
215 minutos
Idioma
Original: ESPANHOL
Sinopse:
Este box contém os seguintes DVDs - 'Salvador Dali'; 'O mistério
de Picasso' e 'Antoni Gaudí'.
______________________________
|
 |
ARTE
E DOBRADURA NA APRENDIZAGEM
Ano
de produção: 1999
País
de Produção: Brasil
Gênero:
INFANTIL
Duração:
40 minutos
______________________________
|
 |
X-TUDO
ARTE
Ano
de produção: 2007
País
de Produção: Brasil
Gênero:
INFANTIL
Sinopse:
Este DVD é uma seleção das melhores artes apresentadas por Gerson
de Abreu, o Gordo, na série de variedades X-Tudo. Passo a passo,
ele ensina como reproduzir as experiências artísticas em casa.
Ao longo de dez anos, consolidou-se como uma opção inteligente
para o público infanto-juvenil.
______________________________
|
 |
ARTE
& MATEMÁTICA 1
Ano
de produção: 2005
País
de Produção: Brasil
Gênero:
DOCUMENTARIO
Volumes:
1
Idioma
Original: PORTUGUES
Sinopse:
-
Do Zero ao Infinito
Este
programa e uma introdução a série, como uma espécie de guia. Aponta
a possibilidade de lançar novos olhares sobre velhas coisas (tanto
na arte como na matemática) e fala de maneira abrangente sobre
os temas matemáticos que serão enfocados.
-
Arte e Números
Este
programa traça uma linha cronológica do homem primitivo, passando
pela idade media e chegando ao renascimento na arte e na matemática.
De um lado, a substituição das representações simbólicas ligadas
ao ritualismo mágico ou a fé cristã e do outro, o caminho que
vai do senso numérico primitivo as técnicas de calculo que gerou
a matemática democrática dos algarismos hindu-arábicos mundialmente
conhecidos.
-
O Artista e o Matemático
Este
programa fala da recente separação entre artista e matemático,
tomando como exemplo Leonardo da Vinci. Comenta os casamentos
mais diretos dessas duas áreas através de dois exemplos bastante
distintos; a arquitetura (tradicionalmente ligada a matemática
através da figura do calculista) e a arte concreta que buscava
uma expressão diretamente ligada a razão matemática.
______________________________
|
 |
ARTE
& MATEMÁTICA 2
Ano
de produção: 2005
País
de Produção: Brasil
Gênero:
DOCUMENTARIO
Volumes:
2
Idioma
Original: PORTUGUES
Sinopse:
-
A Ordem no Caos
O
reconhecimento do padrão dentro da diversidade foi, e ainda e,
a primeira e principal forma de manifestação de inteligência.a
busca da ordem no caos, tem sido a mais freqüente empreitada do
homem,seja ele artista ou matemático, ou não, na luta pela vida.
Mosaicos Árabes,Volpi,fotos de Ana Mariani, Escher e favos de
mel, assim como os padrões de contagem adotados pelos seres humanos
como o sistema decimal,são alguns dos tópicos tratados no programa.
-
Simetrias
O
conceito de simetria esta intimamente ligado ao de equilíbrio,seja
em nosso cotidiano,seja na matemática este programa mostra na
pratica onde este conceito esta presente nas obras de pintores,
arquitetos,compositores,entre outros profissionais. O programa
analisa a simetria no quadro de Piero Della Francesca; na obra
de aleijadinho;na matemática sob a forma de equação; e voltando
ao lado artístico, nos trabalhos de Oscar Niemeyer;na musica de
Bach, Arnold Schoemberg e também na Embolada.
-
O Número de Ouro
Este
programa traz o numero de ouro, que e o resultado da divisão dos
lados de um retângulo áureo.a proporção áurea foi eleita pelos
gregos como critério estético de perfeição e harmonia. No renascimento,
a revalorização dos critérios estéticos da Grécia fez ressurgir
os estudos a respeito desta proporção. No século XII, o matemático
Leonardo Fibonacci, através de seus estudos, descobriu este chamado
numero de ouro e constatou que a proporção áurea não esta apenas
nos trabalhos artísticos, mas sim, em toda a natureza.
______________________________
|
 |
ARTE
& MATEMÁTICA 3
Ano
de produção: 2005
País
de Produção: Brasil
Gênero:
DOCUMENTARIO
Volumes:
3
Idioma
Original: PORTUGUES
Sinopse:
-
Música das Esferas
Um
passeio pelas mais diversas sonoridades do planeta através da
idéia da musica das esferas de Pitágoras. Chegando ao fim a decifrar
as relações matemáticas existentes na escala bem temperada utilizada
pelo compositor J.S. Bach.
-
A Matemática da Música
Como
o conhecimento das frações pode esclarecer os mistérios da musica
e isso que pretende este programa ao mostrar que por trás das
sensações de tensão e repouso auditivas, presentes das musicas
de épocas e poucos distintos, estão frações muito simples. Veremos
também que a incorporação ou não dessas dissonâncias - relações
numéricas complexas -e que deram a cor do som das musicas chinesas,
medieval ou moderna.
-
Tempo e Infinito
Este
programa traz diversas visões e abordagens relativas ao tempo,
nas artes e as ciências. A primeira observação e sobre a contradição
do tempo; por um lado, e simétrico pelo ritmo constante do seu
fluir e,por outro, e assimétrico, por andar sempre na mesma direção
e impossibilita desfazer algo já feito. As relações do tempo com
as percepções humanas são ressaltadas por espectadores de uma
exposição de arte, na qual uns sentem o tempo fluir mais velozmente
e outros mais lentamente. As artes, classicamente, se dividem
em artes do tempo e do espaço. Musica, Cinema, Teatro, entre outras,
são artes do tempo, nas quais uma obra e apreciada de acordo com
seu tempo próprio. Já na arquitetura, na escultura e na pintura,
o espaço e determinado pela obra, mas o tempo fica a cargo do
observador.
______________________________ |
 |
ARTE
& MATEMÁTICA 4
Ano
de produção: 2005
País
de Produção: Brasil
Gênero:
DOCUMENTARIO
Volumes:
4
Idioma
Original: PORTUGUES
Sinopse:
- Forma Dentro da Forma
Este
programa borda o fascínio que as formas geométricas exercem sobre
os homens, o qual pode ser observado em inúmeras obras de arte
das mais diversas civilizações. Este fascínio é anterior ao nascimento
da geometria como ciência - quando um homem primitivo escolhe
o espaço de uma caverna para sua habitação, e compara o tamanho
dele com o da caverna, está fazendo geometria, como explica o
prof.Luiz Barco. Outros exemplos citados envolvem os egípcios
e os gregos. O programa traz diversas representações do espaço,
começando mais de 4 mil anos atrás. Esta edição destaca ainda
a dimensão do tempo, introduzida nas pinturas com a representação
de profundidade, a terceira dimensão do Espaço. O uso sistemático
da perspectiva levou artistas no século XIX a buscar outras formas
de representação do espaço tridimensional. Em seguida, o professor
barco afirma que a geometria Euclidiana, base da perspectiva,
vigorou com o paradigma da matemática e das ciências ate o Século
XIX, quando nasceram novas geometrias, igualmente válidas.
-
Forma que se Transforma
Este
programa destaca a topologia, geometria criada no século XX e
que estuda a elasticidade dos objetos. Se uma peça é construída
sem tirar ou acrescentar pedaços tem-se uma serie de transformações
contínuas.Um dos objetos mais curiosos estudados pela topologia
e a fita de moebius. Trata-se de uma superfície unilateral, interessante
e paradoxal, que intrigou matemáticos, artistas, psicólogos, e
todos os que já se defrontaram com ela. Esse caso raro de topologia
e mostrado detalhadamente no programa. Outros tipos de topologia
analisados são a arte origami e os poemas de augusto de campos
e do artista plástico Julio Plaza.
-
Caos
O
choque gerado pelas teorias matemáticas modernas e pelo conhecimento
da mecânica quântica foi semelhante ao espanto pela arte abstrata
moderna. O programa explica a teoria do caos e passeia pelo mundo
das pinturas abstratas do inicio do século. - O Belo Podemos falar
em estética matemática? Certamente que sim. E talvez o horror
que a maioria dos estudantes sentem pela disciplina escolar das
contas e dos números se deva ao fato de que ninguém atentou que
por trás de uma equação, por mais simples que ela seja, existe
uma intensa beleza que pode (e deve) ser apreciada como se aprecia
um quadro. O programa também viajara no tempo e buscara esclarecer
um pouco da evolução do conceito de belo nas artes através dos
tempos.
______________________________
|
|